Direitos

O que fazer quando não receber o PIS

setembro 22, 2022

Essa é uma pergunta que muitos trabalhadores se fazem ao perder o saque do benefício, isso pode acontecer com qualquer pessoa, imagina o transtorno de acompanhar o calendário do prazo de saque do benefício é de repente esquecer é passar do prazo, é agora? O que fazer!

Entenda os motivos a qual as pessoas têm direito ao PIS…

  • Primeiro para ter direito ao calendário abono PIS 2023 é preciso que tenha no mínimo 5 anos de cadastro no programa, sendo também esses 5 anos de experiência profissional registrado em carteira;
  • Para receber o PIS o trabalhador tem que ser funcionário de empresa privada;
  • O mesmo deve receber até dois salários mínimos mensais;
  • O trabalhador deve ter trabalhado pelo menos 30 dias de carteira assinada no ano anterior ao vigente;
  • Ter todos os dados do trabalhador atualizados no RAIS – Relação Anual de Informações Socioeconômicas. (Parte que convém a empresa informar)

Motivos que o beneficiário pode não receber o PIS

Existem 3 motivos simples e óbvios que o trabalhador pode não receber o benefício, esses 3 são considerados os mais frequentes dos problemas, por isso é importante prestar a atenção.

  • Primeiro motivo à empresa não informou ao RAIS os seus dados;
  • Possíveis erros de digitação de informações;
  • 13º Salário.

Entenda o porquê da não liberação do benefício, nos casos citados como possíveis acima…

RAIS – Relação Anual de Informações Sociais     

Quando um trabalhador estiver desempregado ou empregado o RAIS toma conhecimento e controla o banco de dados das pessoas desempregadas e empregadas do País, a obrigação da empresa é enviar esses dados em um determinado prazo para que o Governo Federal saiba que você estar trabalhando, sendo assim com base nessas informações o mesmo toma ciência de quais programas sociais você tem direito a receber, por ser legível a sua participação, ser esses dados não é repassado você perde o direito a receber qualquer benefício, sendo ele o PIS.

Possíveis erros de digitação

As informações devem ser concebidas ao RAIS de maneira verídica e criteriosa, isto porque qualquer informação passada erradamente pode fazer com o que você ser torne ilegível para receber o PIS, exemplo ser você é um trabalhador que recebe mensalmente 900 reais e por um erro de digitação a empresa coloca no RAIS 9.000,00 automaticamente você estar excluído de participar é receber o programa, por conta de um zero a mais no ato do preenchimento.

13ª Salário

É preciso tomar cuidado e não informar o decimo terceiro como uma remuneração mensal, portando o PIS não leve em consideração o valor anual do decimo terceiro salário é sim somente do salário recebido mensalmente pelo o trabalhador.

Se depois de filtrar todos os motivos a qual você não possa ter recebido a tabela PIS 2023 é concluir que nenhum destes se enquadra no seu problema, ser você acha que tem direito procure a Caixa e a empresa para levantar os seus pontos de questionamento para que eles possam solucionar o fato do não pagamento do benefício, visto que você se enquadra em todos os requisitos cadastrais de recebimento do programa.

Deixe um comentário